sexta-feira, 8 de abril de 2011
POR QUE TANTA VIOLÊNCIA?
É com muita tristeza que a comunidade escolar brasileira acompanhou no dia 07 de abril de 2011 a lamentável chacina na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. A escola é local de formação, de cidadania, de sociabilidade e, principalmente, AMOR!
Nela não há lugar para violência. Nela não há lugar para chacina.
Por que tanta violência?
As crianças e os adolescentes são indefesos em sua sala de aula, local onde não se cogita a viabilidade da violência. É dia de luto para a educação brasileira! Sim! Como também dia para refletirmos sobre a violência que circunda em cada espaço social. Praças. Praias. Teatro. Cinemas. Igrejas. No entanto a educação brasileira não concebe o ambiente escolar como um espaço cercado de vigilância de policiais ou de fiscalização que favoreçam o constrangimento às crianças e adolescentes.
Ela necessita de ações que propiciem a reflexão e a conscientização do que é legal, do que é ilegal em relação à lei do desarmamento como também é necessário a escola ver ativamente a fiscalização das entidades competentes para coibir e prevenir atos que não justificam tanta violência.
É dia também para a educação brasileira pensar que valores estão ensinando, tendo em vista que se vive numa sociedade individualista. Falta-lhe afetividade. Valoriza-se uma mídia influente e sedutora. A educação brasileira prepara as suas crianças e adolescentes para discernir?
E as famílias? Os pais? É necessário também o equilibrar do compromisso da família acompanhando seus filhos. Oferecendo-lhes AMOR! Carinho! Atenção! Encaminhamento para o discernimento do não à violência. A educação brasileira aproveita este fato lamentável para lhes sensibilizar e dizer: FAMÍLIA, a escola precisa de você!
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS: CICLO DE CONFERÊNCIAS, ANTOLOGIAS E FORMAÇÃO DE LEITORES

A Academia Brasileira de Letras iniciará o segundo ciclo de conferências da instituição, intitulado “Cânon, antologias e formação de leitores”, com a presença do Acadêmico Arnaldo Niskier, falando sobre “Antologias e educação”.
Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário Domício Proença Filho, o ciclo tem por objetivo debater os novos critérios para a estruturação de modelos literários na era da internet.
De acordo com o Acadêmico Domício Proença Filho, algumas perguntas básicas darão sentido à proposta do ciclo: que critérios devem ser levados em conta para a escolha de obras literárias representativas do cânone na contemporaneidade? Permanecem válidos os critérios de definição do cânone ou devem ser considerados novos paradigmas?
O ciclo terá ainda mais três conferências: “Relato de experiência”, no dia19 de abril, por Ítalo Moriconi; “O cânon em questão I”, dia 26 de abril, por Marisa Lajolo; e, encerrando o ciclo, “O cânon em questão II”, dia 3 de maio, por Beatriz Resende.
“Cânon, antologias e formação de leitores” tem patrocínio da Petrobras e a conferência de abertura, “Antologias e educação”, será realizada no dia 12 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
MÍDIA: REGULAÇÃO E DEMOCRACIA
"Mídia: Regulação e Democracia" é a palestra que o jornalista Paulo Henrique Amorim fará dia 18, às 19h, na Faculdade de Direito da UFC, numa parceria com o Instituto Nordeste Vinte e Um.
A palestra faz parte do XXI Ciclo de Debates Nordeste Vinte Um. A entrada é grátis e não é preciso fazer inscrição prévia. Na ocasião, o jornalista Altamiro Borges (responsável pela recente entrevista do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a blogueiros de todo o País) fará apresentação sobre o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Paulo Henrique Amorim nasceu no Rio de Janeiro em 1942. É formado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem atuação destacada na imprensa brasileira, tendo participado também de grandes cober-turas internacionais como o escândalo de Watergate, a queda do Muro de Berlim e os conflitos de Kosovo e Sarajevo.
Foi repórter e apresentador da Rede Globo e também colaborador da revista Veja. Entre os anos de 1997 e 1999, esteve na TV Bandeirantes, apresentando o "Jornal da Band" e o programa "Fogo Cruzado". Entre 2001 e 2003, esteve na TV Cultura, onde apresentou o "Conversa Afiada". Em 2003 mudou-se para a TV Record, onde apresentou "Edição de Notícias" e "Tudo a Ver". Desde fevereiro de 2006, apresenta na mesma emissora "Domingo Espetacular". É autor do livro “Plim Plim - A Peleja de Brizola Contra a Fraude Eleitoral” e co-autor de “A Mídia nas Eleições de 2006”.
Mais informações: Faculdade de Direito da UFC - (fone: 85 3366 7843 e Lucílio Lessa, editor da revista "Nordeste Vinte e Um" - (fone: 85 8601 2944 / 9928 3029)
Disponível em http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=11071&Itemid=1
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA PROMOVE SEMINÁRIO COM UFC
A Profª Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, ministrará a conferência de abertura do seminário "Formação Docente: textos, teorias e práticas", a se realizar na Universidade Nova de Lisboa, na Capital portuguesa, de 9 a 12 de março.
A promoção resulta de parceria entre o Grupo Gramática & Texto (Pretexto), da Universidade Nova de Lisboa, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA), da UFC. As inscrições estão abertas no site.
A conferência de abertura, às 9h do dia 9, se intitula "Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a formação de professores de línguas".
A UFC, que está contribuindo para formar professores de educação básica de Portugal, participará do evento, também, através de oficina sobre análise de material didático, a ser conduzida pela doutoranda Kaline Araújo Mendes; do painel temático, a cargo dos doutorandos Lena Lúcia Espíndola, Fábio Delano Vidal e Camila Maria Marques Peixoto, sob orientação da Profª Izabel Magalhães; e da apresentação de pôster pela doutoranda Betânia Raquel.
Fonte: Profª Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC - (fone: 85 3366 7627)
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
LIVROS ELETRÔNICOS UFC
Você já conferiu?
Confira o link: http://www.biblioteca-servicos.ufc.br/homeebooks.htmlBoas leituras!!!!!!
CASA AMARELA INSCREVE PARA CURSO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO
Não me contive, preciso divulgar!!!!!!!!!!!! Até porque os meus amigos sabem que sou apaixonada por Cinema e Animação! Então, quem puder dialogar com esta arte a fim de compreendê-la, fica a dica!
Prosseguem até 11 de março, ou até o preenchimento das vagas, as inscrições para o Curso de Cinema de Animação da Casa Amarela, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará.
Os cursos de Fotografia e Cinema e Vídeo, que também realizavam inscrições, já preencheram as vagas. O curso de Cinema de Animação começará em 15 de março e durará dois meses, com aulas às terças, quartas e quintas, das 15h às 17h.
O interessado deve realizar o pagamento da taxa única (no valor de R$ 180,00) em qualquer agência do Banco do Brasil através de Guia de Recolhimento da União, disponível na Secretaria da Casa Amarela (Av. da Universidade, 2591 - Benfica). É necessário apresentar carteira de identidade e CPF e entregar uma foto 3x4 recente.
Fonte: Casa Amarela Eusélio Oliveira - (fones: 85 3366 7772 / 3366 7773)
