segunda-feira, 23 de setembro de 2013
O QUE É SER JOVEM?
Para os alunos, EEFM Doutor César Cals, ser jovem é ser alegre e estar disposto a enfrentar desafios e realizar desejos. Embora a palavra sonho esteja no seu discurso, ela está sempre associada a curtir o momento, há a consciência de ter que se preparar para as responsabilidades da vida adulta. Principalmente com as inconsequências da idade, os alunos disponibilizam-se para serem responsáveis e terem limites.
Ainda ser jovem é ter disposição para curtir, estudar, trabalhar e descansar. É não levar a vida muito a sério, apesar de ser muito séria. É ter um pouco de responsabilidade, porém, às vezes, sem muito conhecimento sobre a vida; é aproveitar o mundo do seu jeito. É viver a vida intensamente.
Ser jovem é um momento de encontro consigo, onde sua personalidade é formada, é refletida sobre atos no presente, pensando nas consequências do futuro. Tanto que se destacou como desafio para a sua vida administrar sua liberdade, lutar contra as tentações - festas, drogas - e influências negativas. Viver a juventude é um momento também de lidar com decisões importantes como a de definir a vida profissional e a busca pelo primeiro emprego. Por outro lado, é positiva a liberdade que a juventude possui. Os alunos reconhecem que essa é uma fase de menor responsabilidade em comparação a fase adulta. Destacaram também como é positivo o acesso às informações e as oportunidades educacionais oferecidas pelo governo atualmente como as de acesso à universidade e cursos técnicos e profissionalizantes.
Já a escola é o lugar por excelência para se pensar e preparar-se para o futuro. Os alunos relacionaram essa instituição a possibilidade de mobilidade social, destacando a sua importância na formação moral e ética do cidadão. Por isso, para os jovens a escola tem um papel fundamental para orientar o aluno para um bom futuro, para que se alcance suas metas, na convivência, no trabalho em equipe, no respeito ao próximo e também no ingresso ao novo mundo que é a universidade. A escola é o caminho da educação, da cidadania, das relações interpessoais, da formação do aluno como cidadão, da construção do futuro, da carreira profissional.
A escola ajuda nos conselhos e nas informações que se aprende, não só a matéria curricular, mas em convivência. Muda a forma de pensar, mostra como é de fato a sociedade e lhes dá o entendimento de que precisam. Exemplo importante é da sua relação com a EEFM Doutor César Cals, porque os alunos mostram-se satisfeitas com o papel desempenhado pela escola no que diz respeito à qualidade, professores e recursos didáticos, outra parte sente falta de uma renovação no ensino, visto que poderia ser mais dinâmico, atrativo e participativo.
Muitos alunos sentem falta de um acompanhamento mais próximo, de cobrança dos professores, de preparação para o ENEM desde o primeiro ano. Por isso, propuseram que a escola interagisse com os meios tecnológicos, a sua exploração correta traria mais motivação. Mais ações que venham a envolver a cultura e o lazer: dança, música, esporte e entretenimento. Aulas mais dinâmicas e envolvendo outros espaços da escola, por exemplo, o uso dos laboratórios de ciências e de informática, bem como a sala de vídeo. Melhoria na estrutura física da escola com a instalação de ar condicionado nas salas. E principalmente preparatório para o Enem desde o 1º ano.
Por fim, ser jovem para os alunos é viver uma fase de experimentação da vida, sempre assumindo as responsabilidades, conhecendo novas pessoas, aproveitando as oportunidades e os momentos livres para diversão. Ser jovem é ter responsabilidade.
Assinar:
Postagens (Atom)