quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A literatura na sala de aula


Existem relações profundas entre o gênero literário, a leitura e as disciplinas trabalhadas no currículo escolar. Ressaltamos que a necessidade de usá-la como recurso didático numa perspectiva interdisciplinar é fato.

O trabalho com a leitura sempre foi uma preocupação do educador brasileiro, isto porque há índices muito preocupantes de neo-analfabetismo no Brasil. Por isso o Ministério da Educação (MEC) propõe no Plano Nacional da Educação (PNE), o trabalho por competência tendo como foco a leitura.

Com a efetivação da exigência de competências leitoras pelo MEC, cabe à escola e ao professor voltarem o seu olhar para o ensino da leitura numa perspectiva interdisciplinar da Educação Infantil ao Ensino Médio. E compete ao professor de Língua Portuguesa intermediar essa discussão e sugerir a pesquisa e o uso de estratégias de leitura, a fim de integrar às disciplinas nessa nova proposta que raramente se realiza nas salas de aula hoje.

A interdisciplinaridade do ensino da leitura literária em sala de aula tem contribuição teórica, a qual sustenta essa argumentação voltada para as teorias curriculares e suas inter-relações com o ensino escolar; as teorias da complexidade e da inter e transdisciplinaridade; teorias da leitura e da literatura, mais precisamente a semiologia literária e a estética da recepção; teorias sobre a mediação pedagógica a partir de pressupostos e princípios transdisciplinares. Esse aporte teórico contribuirá para a elaboração de metodologia eficaz para o desenvolvimento do ensino de leitura literária numa perspectiva interdisciplinar.

O ensino da leitura literária quando mediada adequadamente em sala de aula pode permitir e possibilitar ao leitor real, através de um necessário processo de especulação sobre a vida e seus desdobramentos, consistente reflexão em torno das ocorrências individuais e coletivas tanto em instâncias mais simples como em instâncias mais complexas, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para isso o educador deve conhecer o acervo teórico e se apropriar de técnicas e métodos de ensino que estimulem a leitura por competências.

Os PCNs veem o trabalho por competências uma necessidade para o educador estabelecer, no momento da elaboração das aulas, uma conexão entre as disciplinas.

Dentro do objetivo didático exposto, o texto literário deve ser discutido de maneira interdisciplinar, de preferência, acompanhado de um apanhado histórico das relações entre as disciplinas e a literatura.





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