Na hora de fazer uma redação muitos candidatos adotam fórmulas prontas para escrever, dentro de esquemas pré-estabelecidos, que, muitas vezes, não agradam a banca examidadora e assim podem prejudicar o desempenho no vestibular.
O que se espera do candidato é muito simples: que elabore um texto que tenha coerência, argumentos bem desenvolvidos e uma linha de raciocínio adequada. Pensando nisso,leia as dicas:
1- Escreva um texto simples e com ideias claras
Procure desenvolver seus argumentos de uma maneira clara e coesa. Não é necessário nem recomendável que se dê mostras de erudição. Os avaliadores dos vestibulares apenas querem ver se você sabe argumentar. Suas ideias devem ser expostas de uma forma clara para que o avaliador entenda o que está escrito.
2- Faça um texto coerente
Os argumentos do seu texto devem obedecer a uma linha de raciocínio lógica. Desenvolva um determinado assunto até o fim e somente depois inicie outro. Caso contrário, o texto vai ficar confuso e difícil de ser compreendido.
3- Não fuja do tema proposto
Atenha-se ao que foi pedido no enunciado da redação. Por mais bem escrito que seu texto for, se ele fugir do tema, a nota será zero!
4- Seja uma pessoa bem informada
Procure ler jornais e revistas para aumentar sua visão de mundo. O vestibulando bem informado produz um texto mais rico e diversificado. Não dá pra escrever sobre um assunto que você nem sabe do que se trata. Portanto leia bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário