Excelentes imagens tem o filme Chega de Saudade!
O filme possui referências claras, nas estética, do clássico, “O Baile”, do italiano Ettore Scola. Os dois filmes se passam num salão de baile, com poucas cenas/tomadas externas, no nacional, os diálogos se dão no intervalo de uma música para outra e durante uma dança mesmo. A coreografia é belíssima. Trilha sonora também. Cantada por Elza Soares e Marku Ribas.
O filme é uma exaltação à vida saudável e alegre, não importando a idade, mostrando ser possível viver bem, na velhice, mesmo com problemas relacionados às doenças típicas da idade e limitações desta; na verdade, eles vivem melhor que muitos jovens, os quais estão tristes pelos cantos, sem nenhgum motivo importante para isso; os idosos do filme são pessoas, seres humanos, como qualquer indivíduo, e o filme mostra um painel/mosaico de suas relações com os amigos e amigas de salão, namorados e namoradas, parceiros e parceiras; suas alegrias e tristezas são narradas nos diálogos travados durante o baile, suas frustrações e sonhos são retratados; é, enfim, um filme sobre como viver a vida bem e feliz, alegremente, sem saudades tristes, só com saudades saudosas e alegres.
No elenco, o genial Leonardo Villar, que faz par romântico com a magistral Tônia Carrero, respectivamente, Sr. Álvaro e Alice, no filme, um casal que vive às turras, mas que se ama e são exímios dançarinos, os melhores desse baile da terceira idade; Betty Faria faz Elza, uma mulher solitária e um pouco grossa, mas não má; Stephan Necessian é Eudes e Cássia Kiss faz a esposa deste, Maricy, ela aguenta e até gosta das cantadas que ele dá em outras mulheres, Eudes é romântico e suas investidas sempre são limitadas, pelo amor verdadeiro que ele sente por Maricy, ou seja, as suas paqueras têm limites combinados com a própria esposa; a cena final da delaração de amor de Eudes a Maricy é belíssima e fecha com chave de ouro o filme! Belíssimo!
Vale destacar a presença de dois atores jovens no elenco, Paulo Vilhena vive Marquinho o responsável pela execução das músicas, é o DJ, que está brigado com a namorada, Bel (Maria Flor), que o acompanha nesse baile, o qual é mais um trabalho de Marquinho, pois ela não tinha outra coisa para fazer no momento, então acompanha o namorado em seu trabalho, Bel começa a perceber que sua relação com marquinho está terminando, por ele ser muito frio com ela e o estopim para o rompimento é o envolvimento que ela trava com Eudes, muito mais velho, Bel é seduzido por este e seu romantismo e jeito carinhoso de tratar as mulheres, a reflexão que Bel faz sobre sua relação com Marquinho é também bem desenvolvida pelo roteiro, que mostra várias outras personagens e situações e reflexões, sem perder o bom andamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário