sábado, 14 de maio de 2011

Educação no Brasil: 1) Oferta de mais Vagas nas Escolas não Basta

O Brasil parece ter despertado para a relevância da temática da educação. Ao lado da atuação governamental orientada pelos objetivos de expansão de todos os níveis de ensino e implementação de políticas de avaliação e controle de qualidade, também a sociedade civil demonstra interesse e participa do processo de reconhecimento da necessidade de melhoria dos índices de escolaridade, como requisito para a real possibilidade de desenvolvimento do País.
A educação, enquanto dever do Estado e realidade social não foge ao controle do Direito. Na verdade, é a própria Constituição Federal, 1988, que a enuncia como direito de todos, dever do Estado e da família, com a tríplice função de garantir a realização plena do ser humano, inseri-lo no contexto do Estado Democrático e qualificá-lo para o mundo do trabalho. A um só tempo, a educação representa tanto mecanismo de desenvolvimento pessoal do indivíduo, como da própria sociedade em que ele se insere.

Faça a leitura da Série de Reportagem que o Jornal Nacional veiculou sobre a Educação no Brasil.



Houve progresso na Educação?

O objetivo da série Educação é apresentar informações que ajudem a entender os problemas e a necessidade urgente de encontrar soluções para eles. Como as ações dad Diretrizes Curriculares como também os Parâmetros Curriculares Nacionais valorizam o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita no país, ressalta-se o fato e a preocupação do Brasil ocupar o 53o lugar no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).
Um fato preocupante ainda é a consciência da limitação que compromete a produtividade do adulto escolarizado, tendo em vista a desqualificação do adulto que, ao trabalhar, necessita ler um projeto, ler um aviso e executar a tarefa, mas, em virtude da ausência do alicerce firme do conhecimento, não consegue interagir com o solicitado. Resultado: desemprego.
Perguntamo-nos: O que é a escola? Para que serve a escola? O brasileiro está plenamente alfabetizado?
Façamo-nos, todos, uma reflexão do que é realidade, para termos um novo RETRATO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.

Boas Leituras! Excelente Educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário