sábado, 14 de maio de 2011

LINGUAGEM EM MOVIMENTO



A Coleção Linguagem em Movimento está a meio caminho entre, de um lado, a tradição e a inovação. O ensino voltado para o vestibular está fortemente presente; mas há, também, uma nítida preocupação em considerar orientações oficiais mais recentes para o nível do Ensino Médio.
A literatura é o eixo de ensino a partir do qual os demais se organizam. Os temas propostos para cada unidade propiciam boas discussões em sala de aula, permitindo que se associe a perspectiva cronológica a uma abordagem mais livre e contemporânea dos textos literários selecionados.
A leitura é tomada como objeto de ensino-aprendizagem, em subseção específica, e como atividade-meio, no estudo da literatura e dos conhecimentos linguísticos, assim como nas atividades de produção escrita. Nessas seções em que aparecem como atividade-meio, as propostas tendem a supor, no aluno, uma competência leitora já consolidada.
O eixo da produção de textos apresenta tarefas diversificadas, sobretudo nos volumes 1 e 2, nos quais a prática da escrita é mais aberta a diferentes possibilidades — em especial, a gêneros jornalísticos como a notícia, a reportagem e a entrevista. No volume 3, as atividades voltam-se exclusivamente para o texto dissertativo-argumentativo, em resposta direta às demandas dos vestibulares.
Os conhecimentos linguísticos são abordados a partir de textos de gêneros diversos, mais próximos da realidade e dos interesses do aluno, e vêm explorados, inicialmente, na subseção destinada à leitura.
A linguagem oral é convocada na subseção “Para Debater”, que encerra a seção de literatura.
Intitulado “Anotações para o professor”, o Manual do Professor compõe-se de três blocos. O primeiro é comum a todos os volumes, e é dedicado à “Concepção geral da obra”, à “Metodologia”, à “Descrição das seções” e subseções e às “Orientações gerais”, inclusive as relativas à avaliação. O segundo bloco traz orientações específicas para cada volume. Finalmente, o “Plano de Curso” explicita os objetivos das seções principais e sugere uma distribuição da matéria por bimestre, valorizando as habilidades propostas pela Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem.

QUADRO ESQUEMÁTICO
Pontos fortes - Clareza na organização da coleção.
Destaque - Trabalho com a produção de textos.
Programação do ensino - Os volumes 1 e 2 propõem, cada um deles, sete unidades para os quatro bimestres letivos; o volume 3, cinco.
Manual do Professor - As orientações e o plano de curso apresentados no Manual são fundamentais para se atingirem os objetivos da coleção, continuamente afirmados ao longo do Manual.
(Fonte: Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Língua Portuguesa. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011. p. 33)


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Bons Movimentos! Boas Leituras!

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