segunda-feira, 23 de maio de 2011

MEC DIVULGA REGRAS DO ENEM DESTE ANO


PROVAS ACONTECERÃO DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO

O Ministério da Educação publicou edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano, que será realizado em 22 e 23 de outubro. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela Internet, a partir das 10h desta segunda-feira (23), e seguem até as 23h59 do dia 10 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 35 e há possibilidade de isenção a estudantes membros de família de baixa renda ou que tenham concluído o Ensino Médio em escola da rede pública. A Universidade Federal do Ceará adota o ENEM como processo seletivo único para ingresso em todas as vagas de seus cursos de graduação.

O edital completo com as regras do Exame deste ano pode ser conferido no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, somente no prazo estabelecido pelo MEC. O Inep anunciou ainda a primeira edição do ENEM de 2012, programada para 28 e 29 de abril.

O ENEM tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento: ciências Humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

No ato de inscrição, é emitida uma guia para que a taxa de R$ 35,00 seja paga em agência bancária, até dia 10 de junho. A isenção do pagamento pode ser feita por meio do sistema de inscrição. Para isso, o estudante deverá apresentar documentos que comprovem a condição de vulnerabilidade social. Os documentos serão analisados pelo INEP, que poderá negar a isenção.

A proposta do Governo Federal é que, a partir de 2012, o ENEM possa ser realizado duas vezes ao ano. Mais informações podem ser encontradas no site do MEC.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - (fone: 0800 61 61 61)

Nenhum comentário:

Postar um comentário