domingo, 30 de outubro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EAD

“Educação a distância é o processo de ensino e aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente”. Moran (2002) Por Carla Freitas* A educação a distância (EaD) abrange uma nova modalidade de aprender a aprender (Delors, 2003), tendo em vista que educar compreende o comunicar-se com flexibilidade espaço temporal, valorando a pesquisa, o protagonismo e a aprendizagem. Ensino bastante inovador o proposto pelo EaD, na acepção que se compõe muitas das recomendadas pela sociedade contemporânea, visto que se observa extensas fontes de informação, no entanto, umas mais significativas outras não. Na realidade, o EaD viabiliza hoje uma melhor integração de conteúdos e informações pertinentes à aprendizagem significativa (Ausubel, 2000). Destaca-se Ausubel, na avaliação do EaD, visto que ocorre a interação cognitiva entre novos conhecimentos e conhecimentos prévios, como também entre os conhecimentos do professor com os educandos; E, também a interação entre educandos, ou melhor, uma interação mediada socialmente e semanticamente a fim de validar significados. Eis o mais excepcional da aprendizagem em EaD, o significado da aprendizagem que se propõe não está nas coisas, nos objetos, nos conteúdos, mas sim nas pessoas – professores e educandos. Observa-se uma interação socioafetiva e socioemocional entre professores e alunos, ou melhor, entre os conhecimentos dialogados. Quer-se ainda valorar a colaboração que, para Tijiboy (1999, p. 22), corresponde a “interação de um indivíduo com o outro, existindo ajuda mútua e unilateral”. No ambiente da EaD, há aprendizagem colaborativa tanto de forma interpsíquica quanto na intrapsíquica. Entenda, segundo Vygotsky apud Nitzke (1999) a primeira como as relações entre as pessoas e a segunda da pessoa com ela mesma. As trocas virtuais entre o professor e os educandos e educandos e educandos desencadeiam, em processo, a aprendizagem, porque a mediação – interpessoal – gera uma reelaboração de conceitos e ideias, realizada pelos envolvidos no ambiente em EaD – intrapessoal. Ressalta-se, portanto, que para ocorrer aprendizagem significativa no ambiente em EaD, o professor media a interação entre as habilidades e competências, inclusive salienta-se o relacionar e o contextualizar as informações como também explicita-se que a aprendizagem também depende do aluno que ressignifica a disciplina para interagir e participar significativamente das leituras, atividades e avaliações propostas em ambiente virtual. REFERÊNCIAS Ausubel, D.P. (2000). The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. MORAN, J.M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. NITZKE, J.A. et al. Criação de ambientes de aprendizagem colaborativa. In: Curitiba: SBIE, 1999. Disponível em: http://penta.ufrgs.br/pgie/sbie99/acac.html - Acesso em: outubro. 2016, às 11h43min. TIJIBOY, A. et al. Aprendizagem cooperativa em ambientes telemáticos. Informática na educação: teoria e prática, v.2, n. 1, p.19-28, Porto Alegre, (PGIE-UFRGS), maio, 1999. VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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