domingo, 30 de outubro de 2016

INTERATIVIDADE FERRAMENTAS EM AVAS

INTERATIVIDADE FERRAMENTAS EM AVAS Interatividade na Educação a Distância “O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias que lhe são contemporâneas. Elas transformam suas maneiras de pensar, sentir, agir. Mudam também suas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos”. Kenski (2003) *Por Carla Freitas A Educação a Distância (EaD) historicamente se transforma e, consequentemente, apresenta-se hodiernamente como uma alternativa de excelência em relação ao ensino aprendizagem numa perspectiva interativa; principalmente, devido à consolidação das novas tecnologias e dos novos valores pedagógicos agregados à educação. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA), por exemplo, são espaços eletrônicos construídos para permitir a veiculação e interação de conhecimentos. As novas tecnologias computacional e de comunicação possibilitaram o seu desenvolvimento a fim de apoiar a educação a distância. Dessa forma podem ser utilizados em atividades presenciais para aumentar a interação para além da sala de aula; em atividades semi-presenciais, nos encontros presenciais e nas atividades à distância tanto como suporte para comunicação e quanto para interação entre os educandos e professores. Dessa forma, cita-se o uso das modernas tecnologias na EaD numa perspectiva sócio-construtivista-interacionista proposta por Piaget e Vygostsky em que propicia-se a experiência empowerment aos alunos, ou seja, a oportunidade das pessoas compreenderem que é possível fazer aquilo que antes consideravam impossível. No entanto, para que seja factível, o ambiente virtual de aprendizagem proporcionaria um conteúdo contextualizado, interativo e que validasse os estímulos intelectuais do educando. Inclusive os ambientes virtuais de aprendizagem são vantajosos porque proporciona a interação entre o computador e o aluno; a possibilidade de se dar atenção individual ao aluno; como também de controlar seu próprio ritmo de aprendizagem, assim como a sequência e o tempo; a apresentação dos materiais de estudo de modo criativo, atrativo e integrado, estimulando a aprendizagem; por fim, a possibilidade de ser usada para avaliar o aluno. Por fim, como a sociedade contemporânea reconhece a importância do conhecimento em que obter informação não é um problema, mas sim como geri-lo, os estilos de aprendizagem conduz a um olhar de uma pedagógica nova e democrática em que o aprendente estar sempre “aprendendo a aprender”.

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