sexta-feira, 9 de abril de 2010

Papel de Pais



A Literatura muito contribui para o amadurecimento intelectual do educando, principalmente quando nós, educadores, selecionamos uma leitura de qualidade e comprometida com uma discussão que conduza o leitor a se reportar ao seu cotidiano, principalmente o aluno em formação.

Principalmente agora que o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, exige da escola que o aluno conclua o Ensino Médio com proficiência leitora aguçada e hábil para dialogar com a interdisciplinaridade.

O envolvimento da comunidade escolar no processo cíclico através da circulação de literatura de qualidade é imprescindível para contribuir com a versatilidade leitora exigida hoje pelas seleções vestibulares e pela empregabilidade, pensando nisso, citamos o lançamento de Giselda Laporta Nicolelis, Editora FTD, que aborda um assunto salutar na sua publicação "Papel de pais".

O livro aborda a questão da gravidez na adolescência e todas as consequências que isso gera para os jovens e as famílias envolvidas. Nunca uma geração esteve tão bem informada sobre métodos anticoncepcionais e consciente da necessidade de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada...

Dialogando com a problemática social,Papel de pai apresenta no corpus da narrativa a história de Ludenor, de 13 anos, e Pétula, de 16, que formam um casal que enfrenta as dificuldades de uma gravidez inesperada. Situação problema pertinente para se discutir com os alunos, porque diante desta situação, o garoto narra ao leitor o quanto se tornar pai teve forte impacto em sua vida.

E agora? Façamos o questionamento aos nossos educandos:

Pétula terá que largar a escola? Onde vão morar quando o bebê nascer? Quem pagará as despesas? Essas e outras dúvidas do casal são abordadas no livro que retratam imagens da leitura no Brasil.

A partir da leitura e discussão construamos nossas imagens, novas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário