domingo, 4 de abril de 2010

A Valorização do Professor através da Literatura



A formação e a valorização dos trabalhadores em educação, em especial professor, é um dos temas discutidos pelo quinto eixo temático da Conferência Nacional de Educação que apresenta a valorização e a qualificação dos professores como uma peça fundamental para a melhoria da qualidade da educação e está também entre os objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Uma das metas do plano é formar um Sistema Nacional de Formação de Professores, ação importante que viabilizará o aumento de vagas em licenciaturas nas instituições federais de ensino superior; a oferta de cursos de formação de professores nos Centros Federais de Educação Tecnológica(Cefets), e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que oferece cursos de formação à distância.

Dialogando com a valorização e a formação dos profissionais em educação, retratamos uma obra que merece circular nas escolas brasileiras! Sim! Circular e ser apreciada, uma obra belíssima que repensa a função PROFESSOR! Falo da publicação de Domingos Pellegrini, da Editora FTD, "Professor Milionário".

Nesta imagem da leitura, apresenta-se a vida do professor Alu que foi rico no passado, e agora, é apenas um modesto professor de cidade pequena. Ao mesmo tempo em que é amado pelos alunos, é odiado pelos pais, por seu método irreverente de ensinar. De repente, Alu fica rico de novo. E agora? Será que a atitude de todos à sua volta irá mudar?

Nada melhor do que o incentivo à leitura de bons exemplos sociais para contribuir com o repensar desta função tão importante para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e solidária!

Os professores são como agentes de mudanças e formadores das novas gerações, ratificamos que são essenciais para a sociedade e para o desenvolvimento de um país de leitores! Fica essa imagem da leitura que é imperdível para a escola, os educadores, os educandos e os familiares!

Boas leituras! Boas imagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário