terça-feira, 26 de abril de 2011
segunda-feira, 25 de abril de 2011
domingo, 24 de abril de 2011
sábado, 23 de abril de 2011
sexta-feira, 22 de abril de 2011
ZUGGI: BUSCADOR EDUCATIVO PARA CRIANÇAS
O Zuggi é o primeiro buscador educativo online no Brasil, desenvolvido especialmente para as crianças.
Com um ambiente lúdico, didático e interativo, o Zuggi traz resultados através de imagens, auxiliando nas buscas realizadas pelas crianças e filtrando conteúdos inadequados a elas.
É uma ferramenta de aprendizagem que tem como função dar autonomia para as crianças realizarem suas buscas sobre os mais diversos assuntos, despertando sua curiosidade e vontade de aprender.
Confira no endereço: http://zuggi.com.br/4buscazuggi.php
Boas Pesquisas! Boas Leituras!
IV CONGRESSO NACIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
A IV Edição do Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental será nos dias 20 e 21 de maio de 2011, no Teatro Ouro Verde, na cidade de Londrina-PR, onde serão discutidos os novos paradigmas para a sustentabilidade, pois quanto mais progride o diálogo sobre o desenvolvimento sustentável e a implantação de práticas sustentáveis, percebemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Participarão especialistas de diversas instituições promovendo reflexões de como ações sustentáveis podem impactar nos negócios, no meio ambiente e na sociedade.
O objetivo geral é propiciar um ambiente de interação e disseminação das ações práticas e conceitos das organizações sobre a Responsabilidade Social e Ambiental, incentivando o desenvolvimento de projetos e atividades empresariais com foco na Sustentabilidade.
Confira o site do congresso em http://www.cnrs.com.br/sobre-o-congresso/
Boa leitura verde!
quinta-feira, 21 de abril de 2011
UM BOM PROFESSOR, UM BOM COMEÇO
Todos nós sabemos que a educação é a base de tudo! Clichê? Não! Realidade que precisa urgentemente validar-se! E o principal mediador dessa mudança é o professor, para este profissional é necessário validar um bom começo.
A educação é a base para um país melhor, mais justo, mais ético e com pessoas conscientes dos seus direitos e deveres. O alicerce para o desenvolvimento de uma sociedade é uma educação de qualidade, universalizada e igualitária. A sociedade já concorda que a miséria, a violência e as desigualdades sociais são consequências da falta de educação no país.
Sou professora da rede estadual no Ceará e formadora de professores e reconheço todos os avanços da educação nos últimos anos. No entanto, mesmo com todas as conquistas, embora mínimas, o Brasil ainda vive uma realidade lamentável neste setor. Listo-as: escolas desestruturadas, falta de acesso para todas as crianças e professores ganhando salários aviltantes e sendo humilhados por adolescentes cujos pais terceirizam a atividade de educar às escolas.
O governo e a sociedade estão cientes de que o caminho da mudança é a educação que é mediada pelo profissional professor: base de cada conquista cidadão e mediador para o bom começo!
O professor é o que se aprende e o que se ensina!!! O Brasil precisa de uma política séria que valorize o professor! Por isso eu apoio a nova campanha de mobilização do movimento Todos pela Educação sob o slogan "Um bom professor, um bom começo".
GRAFITISMO: A ARTE DAS RUAS
A Academia Brasileira de Letras promoverá a abertura do “Seminário Brasil, brasis”, que debaterá o tema “Grafitismo: a arte das ruas”.
Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, o encontro reunirá grandes representantes da arte do grafite, como Alexandra Afa, Airá O Crespo, Carlos Acme, Carlos Osório e Panmela Castro.
O “Seminário Brasil, brasis”, patrocinado pelo Bradesco, será realizado no dia 28 de abril, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Saiba mais em Academia Brasileira de Letras
quarta-feira, 20 de abril de 2011
SAÚDE DO PROFESSOR EM DEBATE NO PROGRAMA CASA ABERTA
O Programa CASa Aberta desta sexta-feira (22) discute o tema Saúde do Professor do Ensino Superior. Os professores Arnaldo Mortatti e Túlio Banja, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC, e o professor Renan Magalhães Montenegro Júnior, da Faculdade de Medicina da UFC, dão orientações sobre como prevenir problemas de saúde relacionados à atividade docente.
O desafio é combinar as demandas da profissão com a prática regular de atividades físicas, mantendo uma alimentação saudável. Esse e outros temas serão abordados no programa, que tem apresentação do Professor Ismael Furtado e é veiculado pela FM Universitária (107,9), às sextas-feiras, das 16h às 17h.
O programa também pode ser acompanhado pelo site www.radiouniversitariafm.com.br . As edições anteriores do programa estão disponíveis em http://www.virtual.ufc.br/portal/podcast.aspx e www.casa.ufc.br . O programa CASa Aberta é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFC em parceria com a FM Universitária e apoio do Instituto UFC Virtual.
Fonte: Prof. Francisco Silva Cavalcante Junior, Coordenador de Comunicação e Aprendizagem do Projeto CASa/Prograd - (Fone: 85 3366.9526)
O desafio é combinar as demandas da profissão com a prática regular de atividades físicas, mantendo uma alimentação saudável. Esse e outros temas serão abordados no programa, que tem apresentação do Professor Ismael Furtado e é veiculado pela FM Universitária (107,9), às sextas-feiras, das 16h às 17h.
O programa também pode ser acompanhado pelo site www.radiouniversitariafm.com.br . As edições anteriores do programa estão disponíveis em http://www.virtual.ufc.br/portal/podcast.aspx e www.casa.ufc.br . O programa CASa Aberta é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFC em parceria com a FM Universitária e apoio do Instituto UFC Virtual.
Fonte: Prof. Francisco Silva Cavalcante Junior, Coordenador de Comunicação e Aprendizagem do Projeto CASa/Prograd - (Fone: 85 3366.9526)
SEMANA DE HUMANIDADES UFC REABRE INSCRIÇÕES
Estão reabertas as inscrições para a VIII Semana de Humanidades UFC/UECE e o II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. Há 362 vagas remanescentes de um total de 3.500 vagas oferecidas.
A programação e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.semanadehumanidades.ufc.br
A Semana e o Encontro vão acontecer de 3 a 6 de maio, com o tema “Humanidades: entre fixos e fluxos”, numa promoção conjunta dos Centros de Humanidades da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará.
IMPORTANTE: No ato do credenciamento, os participantes deverão doar 01 lata de leite em pó. O material arrecadado será doado para o Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (Iprede) e para o Lar Torres de Melo.
Fonte: Coordenação da VIII Semana de Humanidades UFC/UECE e do II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades - (fone: 85 3366 7602 / 3366 7603)
Inscreva-se! Participe!
terça-feira, 19 de abril de 2011
19 DE ABRIL. DIA DO ÍNDIO
Os índios representam uma parcela importante e expressiva da população brasileira. Resguardemo-los como um dos tesouros étnicos da nossa terra.
Os grupos indígenas caracterizam-se por usos, costumes, crenças, organização e culturas próprios. Diferentes entre si e também do restante da população brasileira,
ressalto a pluralidade de línguas faladas pelos índios do Brasil. Essas línguas são ricas e variadas.
Hoje as línguas indígenas classificam-se em dois troncos: o Tupi, com sete famílias linguísticas e que envolve o Tupi-Guarani, e o Macro-Jê, composta de cinco famílias entre elas o Jê.
Existem, ainda, outros grupos não incluídos nestes troncos: o Aruák, o Karíb e o Arawá, as três maiores. Além dessas o Guaikurú, Nambikwára, Txapakúpa, Páno, Múra, Katukina, Tukáno, Makú e Yanomami, nove famílias menores, e cerca de dez línguas isoladas, com características únicas, que não se enquadram nas classificações de troncos e famílias existentes.
É importante lembrar que poucas línguas indígenas no Brasil foram estudadas em profundidade. O conhecimento sobre elas está, portanto, permanentemente em revisão.
Fica o convite linguístico para conhecer! Preservar! Valorizar os tesouros étnicos e linguísticos da nossa terra. Brasil.
19 de abril. Dia do índio.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
A Biblioteca Digital Mundial (BDM) reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as joias e relíquias culturais de todas as
bibliotecas do planeta.
Cada joia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas O PORTUGUÊS. A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.
A BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos, mas a importância que reveste esse sítio vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audio-visual.
Confira! Acesse: www.wdl.org
Boas Leituras!
OBRA COMPLETA DE MACHADO DE ASSIS ON LINE!
Joaquim Maria Machado de Assis é importante e relevante para a literatura brasileira, porque escreveu em todos os gêneros. Poeta. Cronista. Dramaturgo. Contista. Folhetinista. Jornalista. Crítico literário.
Machado ganhou do Ministério da Cultura (em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina) um projeto fabuluso: a coleção digital Machado de Assis.
São obras revisadas, compiladas e complementadas de tudo aquilo que já existia na Internet de autoria de Machado até então.
Os textos estão divididos por gênero, sendo possível o acesso gratuito a clássicos inesquecíveis completos, como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Várias Histórias (1896) e Cartas Fluminenses (1867).
Acesse, conheça e repasse o acervo on-line do escritor em http://machado.mec.gov.br.
Boas leituras!
sábado, 16 de abril de 2011
PROVA DE SAÚDE 2011– CONCURSO DE REDAÇÃO
REGULAMENTO:
TEMA: “ÁGUA TRATADA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO: SAÚDE E
QUALIDADE DE VIDA.”
1 - DOS OBJETIVOS:
GERAL:
Realizar um concurso público de redação sobre o tema “Água tratada e
Esgotamento Sanitário: saúde e qualidade de vida”, proporcionando aos
envolvidos (Estudantes de Escolas Públicas Estaduais e Municipais da
Capital e RMF e Estudantes de Escolas Públicas Estaduais e Municipais
e Escolas Privadas, do interior do Estado), a conscientização sobre a
importância e benefícios do consumo de água com qualidade e do uso do
serviço de esgotamento sanitário como fatores de promoção da saúde, assim
como difundir os conceitos de consciência ambiental.
ESPECÍFICOS:
· Conscientizar sobre a importância do serviço de abastecimento de água
potável e esgotamento sanitário da Cagece;
· Esclarecer sobre os benefícios, diretos e indiretos, do serviço de
abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário em termos de
saúde, qualidade de vida e proteção ao meio ambiente;
· Elevar o grau de confiança e credibilidade da marca Cagece a partir de
eventos lúdicos e inovadores;
· Fomentar o debate sobre o saneamento básico nas escolas, por meio de
campanha específica e premiações individuais e coletivas, com foco em
responsabilidade social e inclusão digital;
· Promover a inclusão digital através da premiação;
· Construir um canal de contato direto da Cagece com o seu público por
meio de uma rede social via internet.
· Construir um canal de informação e pesquisa sobre abastecimento de
Água e esgotamento sanitário por meio do site
www.provadesaude.com.br .
DO CRONOGRAMA:
Atividade Período
Disponibilização do formulário de inscrição do concurso na
internet: 06.04.2011 a 10.06.2011
Envio das redações para a Comissão Julgadora. 13.06.2011
Avaliação das redações inscritas pela Comissão Julgadora. 13.06.2011 a 21.06.2011
Divulgação do resultado no site. 24.06.2011
Premiação. 30.06.2011
Para maiores informações: PROVA DE SAÚDE
BOA SORTE!
UECE LANÇA O PRIMEIRO NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM PRAGMÁTICA DO CEARÁ
Da Uece
O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (POSLA) lançou em 15/03 o primeiro Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática, do Ceará, durante a aula inaugural do Mestrado em Linguística Aplicada 2011.
A solenidade de abertura ocorreu no auditório do Centro de Humanidades da Uece, com a palestra da professora Joana Plaza, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o tema “Além da Língua: estudos críticos em Linguística”. Em seguida, o professor Kanavilil Rajagopalan, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falou sobre a “Nova Pragmática”.
O objetivo do Núcleo é projetar e ampliar as pesquisas que vêm sendo realizadas, no POSLA, sobre pragmática cultural. Trata-se de um ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso cotidiano. Portanto, é uma perspectiva de estudo comprometida com a intervenção social e as questões culturais do nosso tempo, uma vez que as formas de violência, as desigualdades, a exclusão social, o racismo cultural são questões que também dizem respeito à linguagem.
PUBLICAÇÕES ANALISAM REGULAÇÃO DA MÍDIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL
Brasília, 17 de março – A Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com a Fundação Ford, lançou em 17/03, três textos para discussão sobre o sistema midiático brasileiro.
Os papers têm o objetivo de contribuir com o debate em curso na sociedade brasileira sobre o papel do setor de comunicações para o fortalecimento da democracia no País.
Confira a reportagem na íntegra no site da UNESCO.
Boas leituras!
terça-feira, 12 de abril de 2011
PRÊMIOS EDUCADORES INOVADORES MICROSOFT EDUCAÇÃO 2011
Prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft Educação, abre inscrições
Microsoft Educação prêmio
O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011 foi lançado e está com inscrições abertas até o dia 26 de junho. Esta é a sexta edição do prêmio que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizam a tecnologia para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.
No ano passado, mais de mil professores se inscreveram no Prêmio. Em 2011, vinte e um projetos serão escolhidos para participar do evento nacional de premiação, que será realizado no dia 3 de agosto. Os vencedores de cada categoria – Escolas Públicas de Educação Básica, Educador Inovador Escola Técnica, Educador Inovador Escola Particular e Educador Inovador - ganharão um notebook contendo o sistema operacional da Microsoft e um pacote de aplicativos Office.
Após esta etapa, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à escolas públicas apresentarão seus trabalhos no Microsoft Innovative Education Forum – Latin América, que ocorrerá entre agosto e setembro no Chile. Os classificados participarão do Microsoft Worldwide Innovative Education Forum, a etapa mundial que ocorrerá em novembro em Washington, nos EUA.
Para se inscrever e saber mais sobre o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011, acesso o site www.educadoresinovadores.com.br e siga o Twitter Educad.Inovadores.
domingo, 10 de abril de 2011
EU APRENDO IDIOMAS COM BUSSU.COM
O francês é falado como língua nativa, em mais de 25 países. Eu aprendo com busuu.com e me conecto diretamente com nativos para praticar minhas habilidades linguísticas.
Por outro lado, o Inglês é considerado a língua mais falada no mundo! Em busuu.com eu aprendo inglês on-line. Mas é preciso muita disciplina!
sexta-feira, 8 de abril de 2011
POR QUE TANTA VIOLÊNCIA?
Por Carla Freitas
É com muita tristeza que a comunidade escolar brasileira acompanhou no dia 07 de abril de 2011 a lamentável chacina na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. A escola é local de formação, de cidadania, de sociabilidade e, principalmente, AMOR!
Nela não há lugar para violência. Nela não há lugar para chacina.
Por que tanta violência?
As crianças e os adolescentes são indefesos em sua sala de aula, local onde não se cogita a viabilidade da violência. É dia de luto para a educação brasileira! Sim! Como também dia para refletirmos sobre a violência que circunda em cada espaço social. Praças. Praias. Teatro. Cinemas. Igrejas. No entanto a educação brasileira não concebe o ambiente escolar como um espaço cercado de vigilância de policiais ou de fiscalização que favoreçam o constrangimento às crianças e adolescentes.
Ela necessita de ações que propiciem a reflexão e a conscientização do que é legal, do que é ilegal em relação à lei do desarmamento como também é necessário a escola ver ativamente a fiscalização das entidades competentes para coibir e prevenir atos que não justificam tanta violência.
É dia também para a educação brasileira pensar que valores estão ensinando, tendo em vista que se vive numa sociedade individualista. Falta-lhe afetividade. Valoriza-se uma mídia influente e sedutora. A educação brasileira prepara as suas crianças e adolescentes para discernir?
E as famílias? Os pais? É necessário também o equilibrar do compromisso da família acompanhando seus filhos. Oferecendo-lhes AMOR! Carinho! Atenção! Encaminhamento para o discernimento do não à violência. A educação brasileira aproveita este fato lamentável para lhes sensibilizar e dizer: FAMÍLIA, a escola precisa de você!
É com muita tristeza que a comunidade escolar brasileira acompanhou no dia 07 de abril de 2011 a lamentável chacina na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. A escola é local de formação, de cidadania, de sociabilidade e, principalmente, AMOR!
Nela não há lugar para violência. Nela não há lugar para chacina.
Por que tanta violência?
As crianças e os adolescentes são indefesos em sua sala de aula, local onde não se cogita a viabilidade da violência. É dia de luto para a educação brasileira! Sim! Como também dia para refletirmos sobre a violência que circunda em cada espaço social. Praças. Praias. Teatro. Cinemas. Igrejas. No entanto a educação brasileira não concebe o ambiente escolar como um espaço cercado de vigilância de policiais ou de fiscalização que favoreçam o constrangimento às crianças e adolescentes.
Ela necessita de ações que propiciem a reflexão e a conscientização do que é legal, do que é ilegal em relação à lei do desarmamento como também é necessário a escola ver ativamente a fiscalização das entidades competentes para coibir e prevenir atos que não justificam tanta violência.
É dia também para a educação brasileira pensar que valores estão ensinando, tendo em vista que se vive numa sociedade individualista. Falta-lhe afetividade. Valoriza-se uma mídia influente e sedutora. A educação brasileira prepara as suas crianças e adolescentes para discernir?
E as famílias? Os pais? É necessário também o equilibrar do compromisso da família acompanhando seus filhos. Oferecendo-lhes AMOR! Carinho! Atenção! Encaminhamento para o discernimento do não à violência. A educação brasileira aproveita este fato lamentável para lhes sensibilizar e dizer: FAMÍLIA, a escola precisa de você!
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS: CICLO DE CONFERÊNCIAS, ANTOLOGIAS E FORMAÇÃO DE LEITORES
A Academia Brasileira de Letras iniciará o segundo ciclo de conferências da instituição, intitulado “Cânon, antologias e formação de leitores”, com a presença do Acadêmico Arnaldo Niskier, falando sobre “Antologias e educação”.
Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário Domício Proença Filho, o ciclo tem por objetivo debater os novos critérios para a estruturação de modelos literários na era da internet.
De acordo com o Acadêmico Domício Proença Filho, algumas perguntas básicas darão sentido à proposta do ciclo: que critérios devem ser levados em conta para a escolha de obras literárias representativas do cânone na contemporaneidade? Permanecem válidos os critérios de definição do cânone ou devem ser considerados novos paradigmas?
O ciclo terá ainda mais três conferências: “Relato de experiência”, no dia19 de abril, por Ítalo Moriconi; “O cânon em questão I”, dia 26 de abril, por Marisa Lajolo; e, encerrando o ciclo, “O cânon em questão II”, dia 3 de maio, por Beatriz Resende.
“Cânon, antologias e formação de leitores” tem patrocínio da Petrobras e a conferência de abertura, “Antologias e educação”, será realizada no dia 12 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Assinar:
Postagens (Atom)