sexta-feira, 8 de abril de 2011

POR QUE TANTA VIOLÊNCIA?

Por Carla Freitas
É com muita tristeza que a comunidade escolar brasileira acompanhou no dia 07 de abril de 2011 a lamentável chacina na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. A escola é local de formação, de cidadania, de sociabilidade e, principalmente, AMOR!

Nela não há lugar para violência. Nela não há lugar para chacina.

Por que tanta violência?

As crianças e os adolescentes são indefesos em sua sala de aula, local onde não se cogita a viabilidade da violência. É dia de luto para a educação brasileira! Sim! Como também dia para refletirmos sobre a violência que circunda em cada espaço social. Praças. Praias. Teatro. Cinemas. Igrejas. No entanto a educação brasileira não concebe o ambiente escolar como um espaço cercado de vigilância de policiais ou de fiscalização que favoreçam o constrangimento às crianças e adolescentes.

Ela necessita de ações que propiciem a reflexão e a conscientização do que é legal, do que é ilegal em relação à lei do desarmamento como também é necessário a escola ver ativamente a fiscalização das entidades competentes para coibir e prevenir atos que não justificam tanta violência.

É dia também para a educação brasileira pensar que valores estão ensinando, tendo em vista que se vive numa sociedade individualista. Falta-lhe afetividade. Valoriza-se uma mídia influente e sedutora. A educação brasileira prepara as suas crianças e adolescentes para discernir?

E as famílias? Os pais? É necessário também o equilibrar do compromisso da família acompanhando seus filhos. Oferecendo-lhes AMOR! Carinho! Atenção! Encaminhamento para o discernimento do não à violência. A educação brasileira aproveita este fato lamentável para lhes sensibilizar e dizer: FAMÍLIA, a escola precisa de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário