terça-feira, 19 de abril de 2011

19 DE ABRIL. DIA DO ÍNDIO




Os índios representam uma parcela importante e expressiva da população brasileira. Resguardemo-los como um dos tesouros étnicos da nossa terra.

Os grupos indígenas caracterizam-se por usos, costumes, crenças, organização e culturas próprios. Diferentes entre si e também do restante da população brasileira,
ressalto a pluralidade de línguas faladas pelos índios do Brasil. Essas línguas são ricas e variadas.

Hoje as línguas indígenas classificam-se em dois troncos: o Tupi, com sete famílias linguísticas e que envolve o Tupi-Guarani, e o Macro-Jê, composta de cinco famílias entre elas o Jê.

Existem, ainda, outros grupos não incluídos nestes troncos: o Aruák, o Karíb e o Arawá, as três maiores. Além dessas o Guaikurú, Nambikwára, Txapakúpa, Páno, Múra, Katukina, Tukáno, Makú e Yanomami, nove famílias menores, e cerca de dez línguas isoladas, com características únicas, que não se enquadram nas classificações de troncos e famílias existentes.

É importante lembrar que poucas línguas indígenas no Brasil foram estudadas em profundidade. O conhecimento sobre elas está, portanto, permanentemente em revisão.

Fica o convite linguístico para conhecer! Preservar! Valorizar os tesouros étnicos e linguísticos da nossa terra. Brasil.

19 de abril. Dia do índio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário