sexta-feira, 8 de abril de 2011

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS: CICLO DE CONFERÊNCIAS, ANTOLOGIAS E FORMAÇÃO DE LEITORES


A Academia Brasileira de Letras iniciará o segundo ciclo de conferências da instituição, intitulado “Cânon, antologias e formação de leitores”, com a presença do Acadêmico Arnaldo Niskier, falando sobre “Antologias e educação”.

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário Domício Proença Filho, o ciclo tem por objetivo debater os novos critérios para a estruturação de modelos literários na era da internet.

De acordo com o Acadêmico Domício Proença Filho, algumas perguntas básicas darão sentido à proposta do ciclo: que critérios devem ser levados em conta para a escolha de obras literárias representativas do cânone na contemporaneidade? Permanecem válidos os critérios de definição do cânone ou devem ser considerados novos paradigmas?

O ciclo terá ainda mais três conferências: “Relato de experiência”, no dia19 de abril, por Ítalo Moriconi; “O cânon em questão I”, dia 26 de abril, por Marisa Lajolo; e, encerrando o ciclo, “O cânon em questão II”, dia 3 de maio, por Beatriz Resende.

“Cânon, antologias e formação de leitores” tem patrocínio da Petrobras e a conferência de abertura, “Antologias e educação”, será realizada no dia 12 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário