sábado, 16 de abril de 2011

UECE LANÇA O PRIMEIRO NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM PRAGMÁTICA DO CEARÁ


Da Uece
O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (POSLA) lançou em 15/03 o primeiro Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática, do Ceará, durante a aula inaugural do Mestrado em Linguística Aplicada 2011.

A solenidade de abertura ocorreu no auditório do Centro de Humanidades da Uece, com a palestra da professora Joana Plaza, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o tema “Além da Língua: estudos críticos em Linguística”. Em seguida, o professor Kanavilil Rajagopalan, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falou sobre a “Nova Pragmática”.

O objetivo do Núcleo é projetar e ampliar as pesquisas que vêm sendo realizadas, no POSLA, sobre pragmática cultural. Trata-se de um ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso cotidiano. Portanto, é uma perspectiva de estudo comprometida com a intervenção social e as questões culturais do nosso tempo, uma vez que as formas de violência, as desigualdades, a exclusão social, o racismo cultural são questões que também dizem respeito à linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário