quarta-feira, 31 de março de 2010

Aquecimento Global

Os resultados científicos sobre a mudança climática global são contundentes. Mantido o atual padrão de desenvolvimento, as mudanças climáticas terão conseqüências graves, aumentando a probabilidade de catástrofes climáticas extremas, com profundas conseqüências para a economia, saúde, qualidade de vida e sustentabilidade dos ecossistemas naturais. Alguns cenários mostram que vastas regiões do planeta deverão se tornar inabitáveis ou muito inóspitas para a sobrevivência humana.
Três documentos recentes são leituras obrigatórias para quem pensa no futuro da Amazônia, do Brasil e do planeta: o Relatório Stern, publicado pelo governo inglês no final de 2006; o relatório do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC), publicado pelas Nações Unidas no início de fevereiro deste ano, e o relatório sobre a Caracterização do Clima Atual e Definição das Alterações Climáticas para o Território Brasileiro ao Longo do Século XXI, publicado pelo governo brasileiro no final de fevereiro. Acrescente-se a esta lista o filme de Al Gore, Uma Verdade Inconveniente[1].
Com as discussões sobre o aquecimento global, a floresta amazônica talvez tenha sido uma das conseqüências regionais mais destacadas pela mídia brasileira. Na medida em que o ecossistema sofre com o aquecimento global nele se reduz a biodiversidade e a produtividade primária (a taxa de fotossíntese) e se alteram praticamente todas as propriedades daquele ecossistema, transformando-o em outro que não se pode dizer que seja mais ou menos adequado à utilização humana. Contudo essa questão vai depender muito também da dinâmica econômica e social da região e de como isso vai evoluir nas próximas décadas.
É necessário discutir o real papel da Amazônia como reguladora do clima, já que o ecossistema amazônico, por sua localização em uma região tropical, tem uma importância estratégica no clima global, especialmente do ponto de vista da emissão de vapor de água e de outros gases e partículas em geral em grandes quantidades. Mesmo não sendo o único regulador do clima mundial, pelo fato de ser um ecossistema com o fluxo muito intenso de vapor de água para a atmosfera, acaba tendo maior importância para o clima do que os ecossistemas temperados.
A Amazônia é responsável pela maior parte de vapor de água que forma as chuvas em toda região sul, por exemplo. Portanto, se você desmatar uma fração significativa da floresta, vai haver um impacto importante na precipitação e, consequentemente, no clima do sul do país. A Amazônia é a maior região florestal e hidrográfica do mundo. Ocupa grande parte do hemisfério setentrional da América do Sul, correspondendo a 42% do território nacional.
É a ocasião em que a pesquisa interdisciplinar, nas Escolas, e a conscientização suscitam iniciativas e ações eficazes de valorização e defesa da vasta e ameaçada região brasileira.


[1] A maioria conhece o político Al Gore somente pelo fato dele ter sido derrotado por George W. Bush na campanha eleitoral pela presidência dos EUA em 2000. Aqui, o cineasta mostra seus esforços de Gore a fim de alertar a população mundial em relação ao super-aquecimento global. Gênero – Documentário. 100 min. Distribuidora Paramount.

Nenhum comentário:

Postar um comentário