quarta-feira, 31 de março de 2010
Lendo a história e a cultura afro-brasileira
A literatura e a história do Brasil ensinada nas nossas escolas é eurocentrica, por partir de uma visão de mundo do europeu e não combinar esta com outras matrizes de conhecimento e experiência históricas tão importantes para compreendermos a nossa cultura.
As bibliografias e textos desconhecem a participação de africanos e afrodescendentes na construção intelectual e material do país. Estes descuidos sistemáticos e propositais levam à uma sub-representação de parte da população na história nacional, produzindo a sistematização das dominações e opressões. A história retratada na literatura não é coisa do passado a ser decorada, ela informa e forma quem somos nós no presente e quais papéis devemos desempenhar na sociedade atual.
Para compreendermos melhor a história do Brasil, Dagoberto José Fonseca lançou pela Editora FTD Vovó Nanã vai à escola que narra a história de Aisha e Yetundê que são primas e moram juntas na casa da avó.
Vovó Nanã nasceu na Nigéria, África, e conta muitas histórias interessantes sobre as origens africanas. Este ano ela vai ser muito importante para a Semana Cultural da escola de suas netas. Por meio da tradição da oralidade na cultura dos povos africanos, Nanã reconstrói as origens da África e do Brasil.
Uma literatura imperdível que dialoga com a introdução da História Africana nos currículos da Educação Básica e Ensino Superior. A linguagem facilita uma percepção mais igualitária das culturais diversas e abre novas perspectivas para compreensão da História do Povo Brasileiro.
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