sábado, 27 de março de 2010

Partilhar o saber é a solução


O Governo do Estado do Ceará, em sua particularidade, propõe o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), analisando as escalas de proficiência disponibilizadas no site da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), percebemos índices ainda muito baixos, embora já tenham apresentado melhorias.

Na realidade, temos uma legislação consistente, porém utópica. As leis que regem a Educação no Brasil hoje, como a Constituição Federal, 1988 e a Lei de Diretrizes de Base da Educação, LDB 9394/96, esta que é baseada no princípio do direito universal à educação, aborda questões como a vinculação entre escolas, trabalho e práticas sociais. Apesar da valorização sensível à situação educacional do País, a legislação para os governantes de Estados e municípios dificilmente será cumprida em sua totalidade. No entanto a SEDUC CE como outros estados da federação tem criado ações positivas com foco na avaliação para impulsionar discussões e práticas de como ensinar para o aluno aprender.

Em destaque neste o SPAECE, que fornece subsídios para formulação e monitoramento das políticas educacionais. Além de possibilitar aos professores e gestores um diagnóstico situacional da educação oferecida na rede pública de ensino. Conforme percebemos nas escalas de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, os índices precisam ser melhorados e muito. Pergunta-se então: o que os professores e gestores das Escolas de Ensino Médio do Ceará podem fazer para que as médias obtidas pelos seus alunos possam melhorar nas próximas avaliações promovidas pelo SPAECE?

Partilhar saber é a solução. Na Educação o erro precisa ser usado para melhorar a profissão. Vivemos hoje na era da informação e do conhecimento e precisamos nos conscientizar de que um bom professor cria soluções inteligentes para ensinar conteúdos; Na sociedade em que vivemos, temos duas opções: ninguém pode saber ou minha prática é boa e preciso partilhar para contribuir com a melhoria da aprendizagem. Nesse ponto, a Educação do mundo precisa maturar para crescer.

Atrair os profissionais mais capacitados para ensinar. Temos a ciência de que os salários não são bons. Daí a necessidade do Governo do Estado rever o piso salarial dos professores como também promover ações de valorização e crescimento para os profissionais do magistério.

Estudar o resultado da avaliação externa, tendo em vista que fornece informações detalhadas sobre o desempenho de alunos e professores. Os dados apresentam também os pontos que precisam ser melhorados, servindo mais como um diagnóstico e menos como uma amostra do nível onde se está.

A par da análise detalhada e estudada dos resultados do SPAECE, os professores e gestores repensam a prática em sala de aula, valorizam a educação e principalmente os seus profissionais.

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