sábado, 27 de março de 2010

Os maestros da educação


A linguagem no seu âmbito geral é construída por metáforas e não posso deixar de empregá-las quando visualizo três funções importantes para a construção da aprendizagem e cidadania. Maestro, diretor, professor. Todos são líderes e regem uma equipe com o intuito primordial de desenvolver habilidades e competências que serão utilizadas em sociedade.
O maestro segue sua partitura e é responsável pelo andamento e pela dinâmica da música. O diretor administra leis e normas e cuida da dinâmica da escola. E o que dizer do professor? Emprego agora a soma do maestro e diretor, pois o professor dinamiza, administra, cuida... Os três servem ao público e merecem ser aplaudidos.
O Plano de Metas do Diretor (PLAMETAS) é uma orquestra. Mais uma metáfora para focalizarmos a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola, PPP, tendo em vista que escolhemos esta ação educacional para ratificarmos a dinâmica, a administração e o cuidado do professor, porque é ele que está em sala de aula e sabe das reais necessidades da escola e dos alunos. É o professor em colaboração e união com o diretor que gerirão democraticamente e participativamente as condições de trabalho dentro da escola, a fim de criar ações para a melhoria e o desenvolvimento da aprendizagem e da cidadania.
No entanto é importante saber equilibrar o que delega e lidera tanto o maestro e o professor quanto o diretor com colaboradores, enfatizo-os através dos músicos, os alunos, quer tenham ou não talentos complementares.
Ações práticas devem ser desenvolvidas por maestro, diretor e professor: delegar planos diários e de longo prazo, liderar iniciativas inovadoras, cuidar da participação da comunidade e amar. Sim! AMAR! Pois a sociedade necessita de caminhos sensíveis, de talentos desenvolvidos, para amenizarmos os problemas sociais.
Dialogue você também, professor, com os maestros da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário